Responsabilidade Social Altronix

Por uma sociedade mais justa e um meio ambiente melhor.

A consciência da Altronix em evoluir de forma sustentável, a nível económico, social e ambiental, está profundamente enraizada nos princípios da empresa. O nosso compromisso com a sustentabilidade é guiado pelos nossos valores empresariais e dita a nossa forma de estar nos negócios.

O incentivo à colaboração e à ação coletiva é a base da nossa intervenção na área de responsabilidade social.  É nosso entendimento que, mais do que o patrocínio de ações de responsabilidade social, a Altronix deve ser um promotor do envolvimento de todos os seus colaboradores, clientes e parceiros. Queremos mobilizar as pessoas para que, dentro e fora da empresa, sejam melhores cidadãos.


O nosso carácter enquanto empresa cidadã, pode dividir-se em três vertentes distintas:
Responsabilidade Económica

Impulso Económico

O estímulo à economia e à criação de emprego. Regularmente participamos e organizamos eventos que visam incentivar os jovens a investir na sua carreira académica e profissional. Esta nova geração representa o futuro de Portugal e, tal como nós, acreditam no valor acrescentado que as novas tecnologias e a inovação trazem às empresas e à sociedade em geral. Sem dúvida que o futuro passa por aí.

No contexto regional, damos um forte contributo para dinamizar o desenvolvimento económico e social da nossa localidade, a Trofa, em conjunto com outras empresas e as principais organizações da região.

Responsabilidade Social

Solidariedade Social

O envolvimento com a comunidade local. Acreditamos que as empresas bem-sucedidas têm um dever cívico de ser socialmente responsáveis, devendo ter um papel ativo no apoio a causas que combatam a pobreza e ajudem aqueles que mais precisam. Ser solidário é mais de metade de ser humano.

Responsabilidade Ambiental

Sensibilização Ambiental

A existência de uma forte política e código de ética ambiental na empresa. Inovamos e trabalhamos continuamente para projetar a Altronix como uma empresa que respeita o meio ambiente em todas as vertentes e ao longo de toda a cadeia de valor: na escolha da matéria-prima, na produção do produto, na distribuição, na forma como expomos o produto no mercado, na redução/ aproveitamento de desperdícios, etc.
Paralelamente, incutimos esta preocupação ambiental a todos os nossos colaboradores. Evitar ao máximo os desperdícios de papel e consumíveis e reciclar tudo o que seja possível. Devemos trabalhar e produzir de uma forma sustentável e ecologicamente correta em todos os pontos. Esta filosofia é posteriormente transmitida, divulgada e incentivada junto dos nossos clientes, através do nosso material de comunicação.

Projetos de Responsabilidade Social

A Altronix continuamente amplia as suas ações de dever cívico social e humanitário,  assumindo a política de responsabilidade social como um vetor fundamental para o crescimento e carácter empreendedor da empresa. Para nós o resultado é claro. Uma boa ação é a sua própria recompensa.

Os projetos em que estamos inseridos, seja a nível de apoio financeiro, voluntariado empresarial ou na forma de patrocínios e apoios, têm tido resultados muito positivos. Fruto destas ações, é legítimo dizer que a Altronix é hoje reconhecida como uma empresa socialmente responsável no seio da comunidade envolvente.


Conheça as várias ações de cidadania realizadas pela Altronix:
Campanha Recolha de Sangue

“Salvar Vidas” – Campanha Solidária de Recolha de Sangue

Tendo consciência de que as dádivas de sangue têm uma importância fulcral na qualidade da prestação dos cuidados de saúde, a Altronix decidiu intervir nesta temática. Com a iniciativa "Salvar Vidas”, que se insere no programa "Evolunidos", a Altronix pretende realizar regularmente campanhas de doação de sangue nas instalações da empresa na Trofa. 
No dia 7 de Outubro de 2014, com a participação das empresas JPC Contabilidade, D’Accord-Trabalho Temporário e JMR-Gestão de Resíduos, e com o apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação do Porto, a Altronix reuniu mais de 50 dadores de sangue.

Vá Lá Portugal Merece

Movimento "Vá Lá Portugal Merece"

“Vá lá, Portugal merece!” é um movimento que visa valorizar Portugal, os portugueses e tudo o que é nacional. O início do movimento ficou marcado por um vídeo promocional viral a incentivar o consumo de produtos “Made in Portugal”, no sentido de estimular a economia portuguesa e criar emprego. Lançado pela Altronix, o movimento “Vá lá, Portugal merece!” procura, numa primeira fase, mobilizar clientes, fornecedores e instituições para esta iniciativa altruísta e, posteriormente, abrir o movimento ao público em geral. Uma iniciativa a par do "Portugal Sou Eu" que pretende valorizar ainda mais a produção e as empresas portuguesas.

Cruz Vermelha Portuguesa

Padrinho de Ouro Cruz Vermelha Portuguesa

Pelo seu apoio incondicional, a Altronix é reconhecida como Padrinho de Ouro da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Trofa. Para esta instituição humanitária, a Altronix contribui a nível financeiro, através de donativos mensais, e também a nível humano, sob a forma de voluntariado da nossa equipa nas várias atividades realizadas a nível local.

Trofense

Apoio ao Clube Desportivo Trofense

Apoiar os nossos jovens e a inclusão pelo desporto é uma vertente importante dentro daquilo que é a responsabilidade social da Altronix.
Recentemente a Altronix passou a ser padrinho oficial do Clube Desportivo Trofense. Um protocolo que decorrerá durante as próximas duas épocas de futebol. Pela primeira vez, o CD Trofense tem a sua bancada principal intitulada Bancada Altronix. O apoio da Altronix surgiu numa altura em que o Clube Desportivo Trofense passava por certas dificuldades financeiras, que condicionavam a gestão do clube, principalmente no que diz respeito às camadas jovens. Com o nosso contributo, que colmatou esta dificuldade, esperamos que os jovens da região da Trofa continuem a correr atrás dos seus sonhos, de se tornarem desportistas profissionais.

II Raid BTT na cidade da Maia

Padrinho do II Raid BTT na cidade da Maia 

A Altronix foi o padrinho principal do II Raid BTT na cidade da Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014,  realizado a 11 de Maio de 2014. Além de patrocinador, todos os tempos dos atletas foram controlados por uma solução de identificação desenvolvida pela Altronix.

Formação Exército Português

Evento de Formação Exército Português

No dia 25 de Junho de 2014, a Altronix, a GS1 Portugal e o Exército Português uniram-se para oferecer formação a 18 Tenentes do Exército Português a realizar o curso de Promoção para Capitão nas especialidades de Administração Militar (Logística e Finanças), Material (Mecânica e Eletrónica) e Pessoal e Secretariado (Recursos humanos) A visita de estudo à Altronix teve como foco as práticas de gestão da empresa a nível de Recursos Humanos, Produção e Logística.

Este evento insere-se no programa de responsabilidade social da Altronix, “Evolunidos”. Trata-se de um movimento de responsabilidade colaborativa iniciado pela Altronix, que pretende alinhar esforços e criar sinergias entre empresas e associações, com o objetivo de criar real valor à sociedade.

Cruz Vermelha Portuguesa

Membro fundador “Portugal sou Eu”

A Altronix destaca-se como empresa fundadora do movimento “Portugal sou Eu”. Trata-se de um programa a nível nacional, promovido pelo Ministério da Economia e do Emprego, que pretende sensibilizar e incentivar os consumidores à compra de produtos fabricados em Portugal. Como empresa que acredita no potencial do nosso país, a Altronix juntou-se a esta iniciativa, sendo membro fundador.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Apoio Liga Portuguesa Contra o Cancro

A Altronix, como padrinho da Liga Portuguesa Contra o Cancro, produziu e imprimiu em offset 2,3 milhões de Etiquetas, referentes a uma campanha nacional de sensibilização para o diagnóstico precoce.
A nível técnico e material, este foi um trabalho pro bono que, pela sua dimensão e dedicação dos nossos colaboradores, merece especial destaque. Enquanto empresa ativa na sociedade, a Altronix abraça as suas responsabilidades sociais no contributo para causas nobres.

Apoio Banco Alimentar

Apoio Banco Alimentar

Os Bancos Alimentares são Instituições de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. A ação destas organizações assenta na gratuidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato.
Em diversas ocasiões, a Altronix já ajudou o Banco Alimentar, contribuindo com 5000 latas de atum, entregues na delegação do Banco Alimentar em Braga. A nossa esperança é que esta pequena contribuição possa ajudar muitas pessoas e ser um exemplo para que outras empresas tomem atitudes semelhantes.

So you think you can Pitch

Parceria com a “Spark Agency”

Como empresa empregadora, a Altronix marca presença regular no “Pitch Bootcamp” da Spark, um programa destinado a apresentar jovens estudantes e recém-licenciados a reconhecidas empresas nacionais, colocando-os em contacto direto com empregadores 
Consciente da importância desta etapa para o futuro dos nossos jovens, a Altronix apoia de todas as formas este tipo de iniciativas, acreditando que é necessário fomentar cada vez mais a colaboração entre universidades e empresas.

Bike Team Coronado

Patrocínio Equipa de Ciclismo Coronado

A Altronix apoia a equipa de BTT da sua região, a "BIKE TEAM Coronado", um grupo de dedicados ciclistas que têm realizado grandes provas! Promover o desporto e a forma física sempre foi um ponto chave na Altronix.

Comércio Mais

“Comércio Mais” – Incentivo ao consumo de produtos nacionais

No contexto regional, a Altronix participou ativamente na iniciativa "Comércio Mais" promovida pela Junta de Freguesia de São Mamede de Coronado na Trofa. O objetivo deste projeto é promover e dinamizar o comércio local tradicional e o consumo de produtos nacionais.
A Altronix elaborou a imagem do programa e produziu os cartões para todos os clientes das lojas locais.

Comércio Mais

Ajuda à Instituição “Porta de Sabores”

Com a ajuda da Altronix, a instituição social Porta de Sabores, refeitório social em que a Altronix coopera e ajuda, serve mensalmente mais de 900 refeições a pessoas do concelho da Trofa. As pessoas com direito a estas refeições são selecionadas pela Cruz Vermelha da delegação da Trofa e encaminhadas para este refeitório social, para terem direito a 2 refeições diárias. É com grande orgulho que a Altronix apoia este iniciativa, que tem inclusive o nosso nome associado.

 Cultura
 Inovação
 Ciência e Educação
 Outro

 Crianças
 Jovens
 Adultos
 Séniores
 Comunidade (todas as faixas etárias)

 Pessoas com Necessidades Especiais/Doenças severas
 Pessoas Económica e Socialmente Desfavorecidas
 Pessoas em Isolamento ou Em Risco
 Exclusão Social (Reclusos, Sem-Abrigo, Toxicodependentes)
 Alunos/Estudantes
 Famílias
 Proteção Animal
 Instituições de Ensino
 Instituições de Saúde
 Instituições de Pessoas Carenciadas
 Organismos Públicos
 Outros (ex.: temas comunitários)

Informações e Contactos

De referir que, por regra, não apoiamos:
• Pedidos a título individual.
• Campanhas e iniciativas de caráter político ou religioso.

A análise dos projetos a apoiar será realizada de 1 de Janeiro a 30 de Setembro do corrente ano.
Na eventualidade do seu pedido ser considerado de interesse, será diretamente contactado pela Altronix.