18 de Novembro, 2022

Tendências de Logística que deve usar neste Black Friday  

Existem várias formas de entregar os seus produtos mais rápido do que o seu concorrente. Opte por se diferenciar neste Black Friday.

Desde 2020 que os números de vendas online dispararam e as empresas necessitaram de se adaptar, especialmente na área da logística.

Com o número de pessoas em casa a aumentar devido à pandemia, rapidamente o número de novos consumidores ecommerce também disparou. Estes consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes e a questão que se impõem: Mas como acompanhar as expectativas destes novos consumidores?

Solução: Diversificação de Canais de Distribuição

São diversos os perfis de compra, com múltiplas variáveis. Alguns pretendem os produtos o mais rápido possível, custe o que custar. Outros não se importam de esperar mais para pagar menos.

Para cada perfil, existe uma solução logística que permite uma boa experiência de compra aliada a otimização de custos para o lojista.

Hoje mostramos algumas tendências de logística, que o irão ajudar a vender mais e diferenciar-se neste Black Friday:

1. Entrega no próprio dia/entrega em 2h

A solução mais eficiente para quem não quer ou não pode esperar muito. As grandes superfícies têm investido nesta modalidade como solução. O armazenamento do produto é colocado em locais estratégicos para que os produtos possam ser entregues em poucas horas. Para isso é importante que consiga rastrear os seus produtos a qualquer momento, para que os possam entregar a tempo e horas.

O consumidor 5.0 não gosta de esperar, estão habituados a utilizar a tecnologia, querem um atendimento rápido e eficiente a qualquer hora do dia (ou da noite) e não se importam de ter que pagar um pouco a mais por isso, mas são mais voláteis. Eles já sabem o que querem, conhecem o produto e vão dar preferência a quem oferecer o melhor envio, no menor prazo possível.

Este tipo de consumidor é um novo desafio para o processo logístico.  É necessário usar tecnologias que permitam acompanhar todo o processo logístico, ter uma gestão de stock eficiente, manter a proximidade com fornecedores, centros de distribuição, tanto para ter material para suprir os pedidos, como para diminuir os custos de transporte.

2. Envio através da Loja

Invés dos produtos saírem dos Centros de Distribuição, que costumam ficar em locais mais afastados, os envios saem das lojas, funcionando basicamente como pontos de stock mais próximos dos clientes e dos grandes centros urbanos. Para o cliente pouco importa de onde sai a encomenda, mas para a marca a proximidade das lojas com destino, permite poupar nos custos de envio e reduzir o tempo de entrega.

Esta também é uma forma eficiente de “agradar” aos vários perfis de consumidores.

3. Pick-up & Drop-off

Os pequenos e-commerces podem recorrer a esta solução para entregar suas encomendas – através de um ponto de recolha – que serão levantadas pelos próprios consumidores ou por uma transportadora. Para além de funcionarem também como logística inversa, quando os itens precisam de ser devolvidos ou trocados.

A vantagem dos Pontos de Recolha é que com as pequenas lojas de rua, muitos e-commerces poderão reduzir os custos de entrega e tornar as entregas mais convenientes para o cliente (sendo que estes locais têm por norma horários mais alargados).

4. Plataformas de Entregas

Utilizar plataformas de entrega como Uber Eats ou Glovo e fazer a ponte entre o vendedor e o cliente. Os pedidos são feitos de acordo com a disponibilidade dos artigos e podem ser feitos no imediato, dependendo da urgência de entrega do seu cliente.

Na Altronix, temos disponíveis soluções de etiquetagem/rotulagem para a logística da sua empresa, para que poupe tempo e seja mais eficaz. Consulte-nos para saber mais.

Gostou do artigo? Há outro tema que gostaria de ver desenvolvido no nosso Blog?
Fale connosco!

Novidades Altronix

© 2024 Altronix - Sistemas Electrónicos, Lda
envelopeusercartphone-handsetmap-markerarrow-leftarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram