1 de Abril, 2022

A sua Indústria está a sofrer com a Crise na Cadeia de abastecimento? 8 passos para evitar o efeito "Guerra da Ucrânia" 

Se a sua produção está a ser severamente abalada pela Guerra na Ucrânia, saiba que não está sozinho. Neste artigo vamos explorar 8 ações para reduzir a exposição do seu negócio a futuros riscos na cadeia de distribuição.

As crises na cadeia de abastecimento pode ser causada por muitas razões, incluindo desastres naturais, pandemias, guerras e crises energéticas. Mas há uma que está a afectar fortemente o mercado dos produtores e, portanto, toda a cadeia de abastecimento: a Guerra na Ucrânia.

Este conflito tem comprometido as empresas e as suas cadeias de abastecimento à escala global. Essa ruptura causou um efeito dominó em toda a cadeia de abastecimento, desde os fornecedores de matérias-primas até ao transporte e logística. Isto conduzirá, no mínimo, a atrasos no transporte, atrasos na produção e despesas adicionais.

A sua empresa está a ser impactada pela guerra na Ucrânia? Aqui estão 8 ações que pode tomar para proteger a sua cadeia de abastecimento de futuras rupturas.

1. Mapear a sua Cadeia de Abastecimento

O primeiro passo é mapear as suas cadeias de abastecimento e identificar os riscos. Uma vez conhecidos os riscos, é possível criar um plano para lidar com eles. Terá de o fazer mesmo que não preveja uma crise num futuro próximo, porque poder continuar com o seu negócio caso perca o seu fornecimento habitual de bens e serviços é um ponto crítico de planeamento.

2. Assegurar a continuidade do fornecimento

Uma das formas mais importantes de reduzir a exposição do seu negócio aos riscos da cadeia de fornecimento é fazer todas as perguntas aos seus fornecedores. Tem de compreender como eles funcionam e como gerem os riscos da sua cadeia de fornecimento. Peça aos seus fornecedores comerciais para lhe dizerem com que rapidez poderiam retomar a expedição para si se, de repente, perdesse o acesso a eles. Deve também fazer tudo o que estiver ao seu alcance para limitar a sua própria exposição, pagando aos fornecedores a tempo e na quantia correcta.

3. Identificar fornecedores alternativos

Uma vez identificados os riscos, o passo seguinte é prepará-los através da identificação de fornecedores alternativos, utilizando uma mistura de inputs de fornecedores de diferentes domínios para mitigar os riscos. Comece imediatamente a planear formas de manter o seu negócio de novo no bom caminho, se não conseguir obter o seu habitual fornecimento de bens e serviços.

4. Limite a sua cadeia de fornecimento

É fácil acreditar na falácia de que existe um fornecimento infinito de materiais e recursos. Isto não é verdade. Prepare-se para rupturas na cadeia de abastecimento encomendando o produto com antecedência enquanto o abastecimento estiver disponível e armazenando-o num armazém secundário. O desenvolvimento de uma parceria estratégica com fornecedores de contingência pode minimizar o impacto adverso de um evento tal como uma interrupção do fornecimento ou falha de equipamentos.

5. Conheça as origens dos seus produtos

A guerra ucraniana deixou muitas empresas a lutar para encontrar novas fontes de matéria-prima, e o potencial para outra ruptura é grande, uma vez que o conflito ainda não foi resolvido. Se é proprietário de uma empresa, deveria estar a fazer-se perguntas como: Sei onde os meus produtos estão a ser fabricados? Quanto é que dependo de um país para fornecer os meus produtos? Quão vulnerável sou a catástrofes naturais e outros problemas nos países onde adquiro os meus produtos?

6. Cuidado com as implicações a longo prazo de eventos externos

Todos gostamos de viver o momento e isto é especialmente verdade quando se trata de negócios. Antecipar o futuro e planear com antecedência pode soar como uma Verdade La Palisse. Mas se for proprietário de um negócio, provavelmente não estará a pensar na Guerra da Ucrânia quando estiver a planear o próximo trimestre. No entanto, se quiser manter-se à frente dos seus concorrentes, precisa de olhar para além de apenas o Q1 e Q2. Precisa de olhar para o quadro global e tentar prever o que o futuro poderá trazer, para que o seu negócio não seja tão vulnerável a mudanças súbitas.

7. Dirija o seu negócio para os clientes e fornecedores

Muitas pessoas ficam apanhadas na ideia de que o negócio é ser competitivo e superar a sua concorrência, mas isso é um erro. Não quer concentrar-se em competir com os seus concorrentes, quer concentrar-se nos seus clientes. Estabelecer e manter ligações de confiança com os clientes é essencial.

Se estiver dependente de um cliente, é vulnerável a qualquer acção que ele possa tomar. Para mitigar esta situação, estabeleça múltiplas e diversas relações com clientes e seja diversificado no seu negócio. Isto pode incluir a prestação de serviços e produtos a várias indústrias diferentes.

Quando fala da sua cadeia de fornecimento, deve sempre começar com o cliente e trabalhar para trás. Para tirar o melhor partido das suas relações com os seus fornecedores e clientes, precisa de pensar no que está a fazer do ponto de vista deles. O que é que eles querem de si? O que pode fazer por eles?

Isto ajudá-lo-á a descobrir o que os seus clientes precisam e querem, para que possa criar melhores produtos e serviços.

8. Optimize a sua logística com novos equipamentos na gestão da cadeia de fornecimento e inventário

É uma boa ideia conseguir um novo leitor de código de barras, impressora de etiquetas e alguns terminais móveis mais rápidos e precisos. A tecnologia de identificação automática vai ajudá-lo a optimizar a sua gestão de inventário, gestão de stocks e gestão da cadeia de fornecimento, bem como a sua comunicação entre funcionários. Porque, em tempos de guerra, cada minuto conta e o tempo é sem duvida o ativo mais valioso.

Líder em tecnologia de Identificação Automática, a Altronix pode ajudá-lo a optimizar a sua logística, posicionando a sua organização para se proteger de futuras perturbações na cadeia de abastecimento.

Gostou do artigo? Há outro tema que gostaria de ver desenvolvido no nosso Blog?
Fale connosco!

Novidades Altronix

© 2022 Altronix - Sistemas Electrónicos, Lda
envelopeusercartphone-handsetmap-markerarrow-leftarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram