30 de Março, 2022

Rótulo NutriScore: Como o ajuda a fazer escolhas saudáveis quando vai ao supermercado

Os rótulos NutriScore são uma visão cada vez mais comum nos supermercados. A sua utilização expandiu-se rapidamente e tem sido saudada por muitos como uma forma fácil de fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Mas já pensou na forma como eles funcionam? Esse é o tema do artigo de hoje!

O que é o Rótulo NutriScore?

O rótulo NutriScore é um avanço na rotulagem dos alimentos que dá aos consumidores informações precisas sobre a saúde dos alimentos que consomem. O novo sistema revela de forma clara e acessível, através de um sistema de cores, a qualidade nutricional e a contribuição de cada produto para uma dieta equilibrada.

O rótulo NutriScore é um sistema de rótulo alimentar criado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). O seu objectivo é fornecer aos consumidores uma forma fácil de avaliar a qualidade nutricional dos alimentos embalados. Para tal, atribui uma pontuação a cada alimento de acordo com o seu valor nutricional.

Informação nutricional clara e precisa

O rótulo NutriScore™ é o primeiro sistema de sempre a fornecer uma forma simples e fácil de classificar a qualidade nutricional dos alimentos.

NutriScore não é um rótulo de "tudo é permitido". É um símbolo utilizado para indicar quais os produtos alimentares que são bons e quais os que são maus.  Como vê, a nutrição é apresentada de uma forma simples e compreensível. Os rótulos NutriScore fornecerão duas peças de informação que podem ser utilizadas na tomada de decisões de compra: uma pontuação de 1-10 que representa a saúde nutricional geral de um produto, bem como uma classificação gráfica codificada por cores que representa o impacto nutricional de um produto.

Como funciona o Nutriscore

Cada rótulo NutriScore começa com um sistema de semáforo, que se baseia no que a UE considera ser uma dieta saudável e equilibrada. Cada semáforo tem o seu próprio significado, sendo a luz verde um produto considerado saudável e nutritivo, e a luz vermelha um produto a evitar.

O NutriScore utiliza uma escala de 5 pontos para classificar produtos, desde a melhor pontuação de 5, até à pior pontuação de 1. O NutriScore baseia-se na quantidade de energia, gordura saturada, açúcar e sal num produto, bem como na quantidade de fibras, proteínas e micronutrientes, tais como vitaminas e minerais.

Como é que estes rótulos tornam o mundo mais saudável?

Os rótulos NutriScore® são uma nova forma de ajudar as pessoas a fazer escolhas mais saudáveis, ao facilitar a identificação de alimentos com maior valor nutricional.

Hoje, mais de uma em cada cinco pessoas diz que procura um rótulo ou pontuação alimentar antes de comprar alimentos. Setenta por cento das pessoas que procuram os rótulos NutriScore® dizem que a informação as ajuda a escolher alimentos mais saudáveis, e dois terços dizem que as ajuda a fazer melhores escolhas em geral.

Os rótulos NutriScore® estão agora disponíveis em mais de 30 países, incluindo Portugal. De acordo com estudos efetuados, a maioria das pessoas concorda que os rótulos são fáceis de compreender.

Desde os fabricantes, aos retalhistas e consumidores, o NutriScore faz bem a todos!

As empresas, especialmente as da Indústria alimentar, precisam de se certificar de que os seus produtos são seguros, rastreáveis e alinhados com o mercado de hoje em dia, que procura alimentos mais saudáveis.

Líder na produção de Rótulos para a Indústria Alimentar, a Altronix pode ajudá-lo a adoptar com sucesso o sistema NutriScore nos seus Rótulos e aumentar a consciência de escolhas alimentares mais saudáveis, levando a um aumento das vendas.

Gostou do artigo? Há outro tema que gostaria de ver desenvolvido no nosso Blog?
Fale connosco!

Novidades Altronix

© 2022 Altronix - Sistemas Electrónicos, Lda
envelopeusercartphone-handsetmap-markerarrow-leftarrow-right
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram